Flávio Cruz

Esse estranho mundo...

Textos

 talidomita.png
 
 
Os bebês da talidomita
 
O caso do medicamento “talidomita” foi um dos mais tristes e, certamente, o mais catastrófico da história farmacêutica mundial. Foi lançado pela Alemanha em 1950. Entre outras finalidades, uma era combater o enjoo matinal de mulheres grávidas. Naquela época, ainda não se faziam testes exaustivos como hoje, antes de se aprovar um remédio. Ele tinha sido testado em ratos e tudo estava bem. O remédio foi homologado e usado em 46 países, inclusive o Brasil. Alguns anos mais tarde começaram a aparecer as primeiras consequências: bebês com deformações graves. Mais de 10.000 casos de defeitos congênitos foram relacionados com o uso da talidomita em 1962.
Frances Oldham Kelsey, canadense de nascimento, mas trabalhando na FDA ( Food and Drug Administration-USA), recusou-se a aprovar, na época, a liberação do medicamento, achando que mais testes deveriam ser feitos. Tomou uma atitude diferente de todo o mundo. Evitou milhares e milhares de tragédias nos Estados Unidos, apenas fazendo com propriedade o que tinha de fazer. Pessoa de respeito e de valor. Poucas pessoas conhecem heroínas desse tipo. Foi condecorada por John F Kennedy em 1962. Seria excelente se tivéssemos pessoas como ela em todos os países.
 
O Brasil foi bastante afetado pela droga e demorou um pouco para proibir o remédio. Nós tivemos uma pessoa como ela em tempos passados: o nosso querido Osvaldo Cruz. São pessoas de visão. Pena que eles não possam estar em todo lugar, em todas as épocas.
 
Leia mais:
 
 
 
 
<><><><><><><><><><><><><><><>
 
Ins%C3%B3lito+capa.png
 
 
Lançamento no Clube de Autores:  Insólito
 
Para comprar no Brasil ( impresso ou e book) clique: 
 
 
 
Para comprar nos Estados Unidos clique
 
 
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 22/04/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras