Flávio Cruz

Esse estranho mundo...

Textos

espanhola.png
 
A Gripe Espanhola, que não veio da Espanha
 
(primórdios da guerra de desinformação e Fake News para uso político)
 
Uma forte gripe acometeu um soldado americano na base militar de Fort Riley no Kansas, EUA. Era o dia 4 de março de 1918 e a Primeira Guerra Mundial ainda assolava a Europa. Era um local de treinamento e dali tropas se movimentavam pelos EUA e finalmente para a Europa. Essa é uma das explicações mais fortes para a origem da pandemia. O presidente americano Woodrow Wilson se recusou a falar sobre a doença durante todo o tempo que restou de sua presidência. Isso prejudicaria o esforço de guerra, segundo seu pensamento, que foi compartilhado por outros líderes mundiais envolvidos no conflito.
A Espanha, que era neutra e não tinha censura, discutia amplamente a gravidade da epidemia. Ironicamente levou a fama e o nome. Pagou pelo preço da liberdade de informação.
Essa pandemia certamente matou mais que cada um dos dois grandes conflitos mundiais e provavelmente mais do que os dois em conjunto.
Estavam inaugurados, há mais de 100 anos, a guerra da desinformação e as Fake News. Funcionaram.
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 28/03/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras