Flávio Cruz

Esse estranho mundo...

Textos

 
 
trump.jpg
 
Besta ressuscitada
 
Anos antes da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha passava por uma crise insustentável. Problemas econômicos sérios, além de outros, afetavam profundamente seu povo. Em meio a esse horrível ambiente histórico, apareceu um líder. Ele conseguiu somar toda a frustração, todo o medo do futuro, toda a dor do seu povo e canalizá-los para um ultranacionalismo, um ódio ilimitado contra estrangeiros, no caso, os judeus. Virou o salvador, o guia, que deveria ser seguido e reverenciado como um ser superior, um quase deus. Sempre há as pessoas de bom senso e racionais que conseguem enxergar mais do que aquilo que está à sua frente, mas eles, depois de alguma resistência, foram voto vencido. E surgiu Hitler: um ditador com uma incrível necessidade de culto à própria personalidade.
E aconteceu a grande guerra. Pode um povo inteiro errar, ser enganado? Pode. Aconteceu mais de uma vez. Todos conhecem os resultados.
Donald Trump está fazendo agora exatamente a mesma coisa. Está canalizando a frustração de uma camada da população para energizar sua campanha à presidência dos Estados Unidos. Usa o medo de perder o emprego para imigrantes, o medo de ser atacado por terroristas, com outros tantos medos, para seu propósito. Mistura religião, raça e extremismo num discurso em prol de um nacionalismo americano, que mal esconde sua característica racista. E, talvez, o elemento mais importante para se fazer um falso líder: culto à personalidade.
É tudo tão óbvio, tão igual.  O que impressiona é que uma grande parte do eleitorado não percebe. Desta vez, o que acontecer, não vai se restringir somente à Europa. Vai ser uma catástrofe mundial.
 
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos livre de tal monstro.
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 06/08/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras