|
Espécies ameaçadasA tartaruga de couro, a cobra de vidro, a arara-vermelha, a jaguatirica e a cegonha- preta são apenas alguns dos animais ameaçados de extinção. Uma vez consumado o fato, nunca mais veremos aquela espécie. Uma perda tremenda. Talvez, num futuro distante por um milagre genético, numa terra onde a ficção científica se torne o cotidiano, possamos reativar alguns deles. É mais uma fantasia do que mesmo uma remota possibilidade. A extinção pode ser causada por elementos naturais, como catástrofes, predadores mais eficientes, etc. No entanto, os homens, com o avanço da civilização e seu uso demasiado, desordenado e desregrado dos recursos naturais, tornou-se um dos maiores agentes. É uma tristeza enorme ver maravilhosas criaturas, resultado de milhões de anos de evolução, serem, de repente, varridos da face do planeta.O homem, como um vírus gigantesco, vai se apropriando de tudo, dissipando a vida, a beleza da Natureza. Talvez ele próprio esteja ameaçado de extinção. Parece impossível, mas eu estou falando de um particular tipo dessa espécie: o “Homo Sapiens”. Teoricamente aquele que sabe, que é sábio, que tem consciência. O verdadeiro “Sapiens” está cada vez mais raro. Ele está sendo absorvido pelo “Homo Improbus”, “Homo Imprudens” e “Homo que só pensa em si mesmo”.Quando isto acontecer, vai ser o final dos tempos.
***************
Histórias do Futuro
Para adquirir este livro no Brasil
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 10/09/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
|