Flávio Cruz

Esse estranho mundo...

Textos

proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-JXNdNvSxPCs%2FVJTKsKSajMI%2FAAAAAAAAMmA%2F5iAttz6zkrY%2Fs1600%2Fdod%25C3%25B4.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*


Procurando dodô


O dodô era um pássaro das Ilhas Maurícias que não tinha medo de humanos. Os primeiros colonizadores que chegaram àquelas ilhas, matavam muitos deles por serem alvo fácil. Além disso, a ave fazia seus ninhos no chão e seus ovos eram presas fáceis de todo tipo de predador. O fato é que tornou-se um animal extinto já por volta do ano 1700. A natureza é um sofisticado e delicado sistema. Os cientistas descobriram recentemente umas árvores na mesma região, apenas treze, que estavam com mais de 300 anos. Também não nasceram mais desde essa época. Só então fizeram a correlacão. As sementes só ficavam ativas depois de passar pelo sistema digestivo dos dodôs. Foi por isso que não nasceram mais. Um verdadeiro castigo. Descobriram que podiam fazer o mesmo com perus. Agora é só esperar mais 300 anos para eles ficarem do mesmo tamanho.
Ironicamente se eles existissem agora, talvez pudessem ser preservados através de zoológicos que se preocupam com isso. Depois de 1700, os homens ficaram muito piores em termos de preservação de espécies. Ultimamente, melhoramos um pouco e estamos tentando impedir o sumiço de muitas delas.

Coitados dos dodôs, não adianta mais procurar por eles. Agora eles são história. Coitados de nós, que não sabemos cuidar dos bichinhos.
 
ooooooOOO0OOOooooo

 

 
Essa vida da gente
cover_front_big.jpg?AWSAccessKeyId=02VTT47Q18YKJ450E5R2&Expires=1435089119&Signature=7J2qyX9j5szSadkeu9EGQlYD7nI%3D
 
 
Para adquirir este livro no Brasil 

 
--------------------
 
Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

 
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 21/12/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras