Wounda: um grande abraço
Wounda foi ferida por um caçador no Congo. Foi resgatada com vida e transferida para um instituto que cuida de casos assim. A primatóloga britânica Jane Goodall e a veterinária Rebeca Atencia fizeram de tudo para recuperar a chimpanzé e, depois de algum tempo, conseguiram. Lá estava Wounda toda alegre e cheia de vida. Para completar o bem que foi feito, mais uma medida precisava ser tomada. O animal tinha de ser devolvido a seu habitat.
Assim, ela foi levada de carro e de barco para um lugar onde estivesse em segurança e pudesse recomeçar sua vida de macaquices. Abre-se a pequena jaula e ela sai. Anda um pouco e fica olhando a floresta. A Rebeca a chama e ela volta e ganha um grande abraço ao qual ela corresponde com grande carinho. Daí, por conta própria, ela pula para cima da jaula e dá um afetuoso e longo abraço na Jane, que, obviamente fica comovida. Estava agradecendo sinceramente, como muitos humanos não sabem fazer.
Finalmente ela se vai e pode-se ver o olhar entre triste e alegre daquela senhora, triste por causa da partida e alegre porque Wounda finalmente está livre e curada.
Dizem que homem não chora, mas ao ver aquele abraço, que dá vontade, isso dá...
Se você quiser ver... Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 21/12/2013
|