Flávio Cruz

Esse estranho mundo...

Textos

Será que o Pato Donald ficou bêbado?
 
O Pato Donald apareceu na festa assim sem mais nem menos. Não, não foi convidado. E o pior é que nem era festa de criança. Era aniversário de marmanjo, com bebida alcoólica e tudo mais. Claro que o Donald  não é criança e ele pode beber como qualquer adulto. Tem idade para isso. Essa é a primeira confusão que as pessoas fazem. O fato de seus fãs serem crianças, pelo menos em sua vasta maioria, não significa que ele seja criança.  Ele é adulto e não deveria ser surpresa ele aparecer numa festa de adulto. O outro problema é que ele não era convidado. Pelo menos ninguém confessou que tenha mandado um convite para o bípede. O aniversariante com certeza não foi, ele não se liga em personagens da Disney.  Não, não o Leo. A sua namorada, que organizou tudo, tenho certeza de que não foi. Embora ela ame todos os bichinhos da Disney, ela não faria nada sem falar com o Leo. Talvez o Jaques. Ele é suspeito, pois é um tremendo de um gozador, mas ele também não foi, eu explico depois. Agora estou pensando que a maior suspeita é a tia do aniversariante Leo. O motivo é bem simples, o nome dela é Margarida. Parece óbvio, não? Quem  teria mais motivação para convidar o Donald do que a Margarida? Pois vou lhe dizer uma coisa: nem a Margarida , nem o Jaques. Estou tirando os dois da lista de suspeitos por um motivo bem simples. Se eles fossem os autores do convite,  eles teriam contratado um artista, um “performer”. Ele teria se vestido de Pato Donald e aparecido lá na hora combinada. Acontece que o Pato Donald da festa do Leo era  de verdade. Não vestia fantasia ou nada parecido. Ele era um pato mesmo. Pato, pato. Só que era grande, quase do tamanho da gente. Eu sei disso porque o Leo, além do Matos, ambos beliscaram o pato para ver se ele era de verdade e ele era. O Matos até saiu com duas penas na mão. Pensei talvez na hipótese de alucinação coletiva. Dizem que acontece. Aconteceu na Alemanha durante a época do Nazismo. Todo mundo pensa que é uma coisa e não é. Talvez o fato de todo mundo estar de fogo tenha alguma coisa a ver. Alguém falou que o Pato Donald estava lá e todo  mundo acreditou e passou a vê-lo. Um monte de bêbados. Você não imagina o que a bebida faz! Aí tenho de dizer, a bem da verdade, que a Dona Margarida e pelo menos outras três pessoas estavam absolutamente sóbrias, não tomaram uma gota de álcool sequer. E elas também viram o pato. É uma pena que ele não estivesse vestindo uma fantasia. Teria sido muito mais fácil, todo mundo aceitaria a ideia. Haveria  uma explicação lógica, nem que ele estivesse sem convite. Mas um pato de verdade? Não dá para acreditar. É verdade que existe um monte de coisas  no mundo que não têm explicação.  Por exemplo, existem crianças morrendo de fome e não muito longe delas há gente jogando comida fora. Nem vou começar com isso, pois só nesse setor existe tanta coisa sem explicação, que é um absurdo. Só porque o Pato Donald está envolvido nesta nossa história e é um pato de verdade e um pato famoso, não precisamos ficar  desesperados para dar uma explicação. Se houvesse uma explicação eu daria. Mas ficar desesperado para explicar uma coisa dessas com tanta coisa importantíssima sem explicação, coisas que podem prejudicar inocentes, causar injustiça, etc.?  Não, não há necessidade.
 
Pato.png
 
Entretanto, só para efeito de raciocínio, acho que tenho uma explicação razoável para o evento. Espero que você aceite, principalmente porque você não vai arrumar outra melhor. Se você for até a Disney World e perguntar para o pessoal de lá se o Pato Donald é de verdade, todos eles, o chefe e os funcionários vão dizer que sim, absolutamente, o Pato Donald é de verdade. E eles falam isso para as crianças também. Eu acho que eles não mentiriam para uma criança, seu público principal. Minha conclusão é de que o Pato Donald existe e estava lá na festa. Existe um outro assunto que eu preciso discutir e esse é um pouco mais delicado. O Donald bebeu um pouco demais na festa. Estava  bastante alegre, um pouco mais da conta, pelo menos pelos meus padrões. Não que eu tenha padrões precisos para isso, pois nunca vi um pato ficar bêbado. Além disso, ele trabalha na Disney, fica chato, não fica? Mas eu não sugiro que devamos perguntar isso para os chefões da Disney. Eles vão ficar em uma posição delicada e vão ter de  jurar que o Donald nunca colocou uma gotinha sequer de álcool na boca. Daí você vai ficar pensando se deve acreditar, já que eles também falaram que o Donald é de verdade. Vamos ficar em conflito, uma hora o que eles estão falando é verdade, outra hora é mentira. É complicado, as coisas ficam  meio cinzentas. Sabe de uma coisa? O melhor mesmo é fazer de conta que o Pato Donald não estava na festa. Isso não atrapalha ninguém.Como se dizia até há um tempo atrás, agrada a gregos e troianos. É muito fácil de acreditar, o difícil é acreditar o contrário, que ele estava na festa. É, no mínimo, surreal.Quanto a beber na festa? Essa é fácil, se ele não estava na festa, não poderia ter bebido, poderia?  Nem sei porque fui contar que o Pato Donald foi para a festa. Era melhor eu ter ficado calado...Que diferença vai fazer neste mundo que já tem tantos problemas se o Donald estava na festa ou não? Essa mania de falar demais...
Flávio Cruz
Enviado por Flávio Cruz em 15/11/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras